Este blog tem por objectivo ajudar a criar um mapa topográfico de Portugal para os GPS da marca Garmin. * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *Para as versões definitivas, vá a [http://sites.google.com/site/topolusitania/] * * * * * * * * * * * * * * * *Contacto:* [topolusitania"alojado no"yah00_ponto_com] *Como ajudar:* [http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/topolusitania---como-ajudar]

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Garmin BirdEyes, Google Earth e os mapas M888 1:25000 (II)

Post Editado
ATENÇÃO: O que abaixo está escrito não é válido para as actualizações de firmware
posteriores a Fevereiro de 2011

Não é pois válido para as seguintes actualizações ou posteriores:
Oregon x00 - 4.16 beta Oregon x50 - 4.45 Beta Dakota - 4.01 Beta GPSMAP 62/78 - 2.93 Beta



Para aqueles que tencionam começar a fazer testes com os ficheiros JNX de sua autoria (1), aqui vos deixamos links para os firmware de diversos GPS Garmin, já devidamente alterados (Os GPS devem estar ligados ao PC).
Para todas as versões do Oregon X50 (450, 450T, 550 e 550T)

Para os GPSMAP 62/62S/62ST e 78/78S/78SC

Lembramos que o uso de firmware não oficial pode anular a garantia.
Antes de fazer a alteração do firmware, familiarizem-se com a técnica de "ressuscitar" um GPS que se nega a acender e de como colocar um firmware mais antigo nos vossos GPS.

Um texto está a ser escrito, de momento apenas em inglês, com todos os passos e todas as recuperações. https://sites.google.com/site/topolusitania/Home/ver-os-mapas-jnx-nao-oficiais-no-gps. Enquanto não estiver traduzido, podem
começar por este blogue português:

http://ravenmasterthoughts.blogspot.com

Para modificar o firmware para um mais antigo (passo fundamental, antes de usar os links acima)

http://garminoregon.wikispaces.com/Versions+x50


Depois de terem o firmware, usem a seguinte técnica:

* Mudem o nome do arquivo que acabaram de obter para gupdate.gcd
* Liguem o Oregon ao computador e verifiquem se está no modo USB de armazenamento em massa (mass storage)
* Copiem o gupdate.gcd para [unidade OR]: \ Garmin \ gupdate.gcd
* Reiniciem o Oregon

O Oregon perguntará se querem alterar o firmware, respondam que sim e aguardem alguns minutos. O ecran do gps irá dando algumas informações.

ATENÇÃO - estes procedimentos ´so se podem fazer com pilhas carregadas. Nunca com pilhas meio gastas - Se o processo interno de alteração do firmware for interrompido, poderão ficar com os GPS avariados.




(1) Para mais informações sobre os ficheiros JNX, recomendamos vivamente o blogue em espanhol http://gpsando.blogspot.com/
Até ao momento tem 4 artigos bem explicitos sobre como fazer mapas em formato JNX

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Garmin BirdEyes, Google Earth e os mapas M888 1:25000

Como sabem, a Garmin lançou recentememte o Garmin BirdsEye, permitindo visualizar num gps compativel, ortofotos com origem no Google Earth por exemplo.

O formato utilizado é um formato raster "fechado" com a extensão JNX e que é muitissimo mais flexivel em termos de gestão de memória que o formato "aberto" kmz.

Não iremos aqui descrever as potencialidades e limites dos dois formatos kmz e jnx.

Vamos apenas indicar que se pode converter qualquer mapa raster em formato Oziexplorer para o formato JNX.

É possivel pois, ter num GPS Colorado, Dakota ou Oregon todos os 650 mapas da série M888 1:25000 e ainda algumas ortofotos Google Earth dos locais pretendidos, para além dos mapas Garmin tradicionais. Tudo limitado apenas pela capacidade do cartão de memória.
Eis algumas capturas de ecran, em testes por nós realizados:


As imagens acima referem-se à ilha de Porto Santo (Noroeste), E nela aparecem as imagens BirdsEye obtidas a partir de um mapa Oziexplorer com dados do Google Earth, aos quais se sobrepõe o TopoLusitania v0.89A com um TYP que não é o habitual.

Nas imagens seguintes, podem verificar que acrescentámos novos ficheiros JNX baseados nas cartas da série M888. Os únicos mapas Garmin visiveis são o Cartorama e o TopoLusitania v0.89, que nos permitiu verificar o grau de precisão da conversão e como é a transição entre as diversas cartas.



Na imagem acima podemos verificar que o processo ainda não está completamente afinado, pois a conversão não é completa - falta um pequeno mosaico no canto superior direito de cada carta.
Os números e rectas a negro pertencem ao Cartograma e indicam as respectivas cartas.
No canto inferir direito podem ver o grau de precisão da conversão, com o marco geodésico do TopoLusitania v0.89A, a imagem da carta m888 e outros dois waypoints referentes ao mesmo local.

Como o processo ainda não está ainda estável, não publicaremos mais detalhes, para que ninguém se queixe que o seu gps se transformou num pisa-papéis de secretária.

Para os mais curiosos/corajosos, vão ao blog "gpsando" do Yomismo e divirtam-se por lá. Atenção que as manipulações descritas por Yomismo anulam as garantias do fabricante.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TopoLusitania v0.89A para MAC

Graças à amável colaboração de R Rodrigues, e respondendo a um pedido feito em comentários, eis a versão v0.89A para MAC.

http://rapidshare.com/files/440831759/TopoLusitaniaV089A_typ7_MAC.zip
http://rapidshare.com/files/440831522/TopoLusitaniaV089A_typ1_MAC.zip

Conforme o nome indica, dois typs diferentes foram usados. Escolham a versão de TYP que queiram instalar.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Localização dos emissores de TDT (Televisão Digital Terrestre)

Como estamos a tentar identificar os Parques Eólicos em PT, de vez em quando deparamo-nos com dados que apesar de não nos ajudarem totalmente nesse trabalho, por uma ou outra razão merecem ser mais divulgados.
Estão neste caso as localizações dos emissores de TDT que se encontram na página oficial da TDT e que convertemos para um ficheiro Google Earth.

http://rapidshare.com/files/440547839/Portugal_Emissores_TDT.kml


A localização destes emissores não segue totalmente a anterior localização dos emissores da TV analógica pelo que será por nós usado apenas parcialmente.
Como está previsto para 2011 um "apagão"(1) parcial do sinal de TV analógica e para 2012 o "apagão" total, aqui vos deixamos o ficheiro, baseado nos dados disponiveis em 13 Out 2010.
Mais info em: http://tdt.telecom.pt/, http://www.anacom.pt/

(1)
Televisão digital terrestre - Alenquer, Cacém e Nazaré eleitas zonas piloto
As emissões de televisão analógica terrestre vão cessar em Alenquer a 12 de Maio de 2011, no Cacém a 16 de Junho de 2011 e na Nazaré a 13 de Outubro de 2011. (info anacom em 30.12.2010)

Número total de visualizações de página