Este blog tem por objectivo ajudar a criar um mapa topográfico de Portugal para os GPS da marca Garmin. * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *Para as versões definitivas, vá a [http://sites.google.com/site/topolusitania/] * * * * * * * * * * * * * * * *Contacto:* [topolusitania"alojado no"yah00_ponto_com] *Como ajudar:* [http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/topolusitania---como-ajudar]

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Portugal - Cartas M888 em formato JNX para uso nos GPS Garmin

A página https://sites.google.com/site/topolusitania/portugal---mapas-em-formato-jnx foi alterada.
Foram removidos os links que apontavam para os ficheiros em formato JNX, criados por Iogrea, que continham as cartas M888.
A razão de tal procedimento está no mail, que transcrevemos:

Drª Emilia Faria
To Topolusitania; TCOR Francisco Gomes


Oct 8 at 11:51 AM

Exmºs Senhores,

Na qualidade de assessora jurídica do Instituto Geográfico do Exército (IGeoE), venho contactá-los porque os nossos serviços detetaram que os senhores são autores do site “topolusitania”, onde é disponibilizada Cartografia Militar (série M888 escala 1:25 000) produzida pelo Instituto Geográfico do Exército, organismo produtor dessa informação e detentor dos direitos de autor da mesma.

A informação cartográfica disponibilizada através desse meio, tem um valor comercial de 25.000,00€, sendo o prejuízo deste Instituto igual a este valor multiplicado pelo número de vezes que a mesma foi cedida a terceiros.

A informação geográfica produzida pelo Instituto Geográfico do Exército é protegida pelos Direitos de Autor. A sua cedência onerosa ou gratuita, a outras entidades, sem o devido licenciamento, é passível de responsabilidade civil e criminal.

Atento o fato de pressupormos que agiram sem ter conhecimento das implicações legais da Vossa atuação, embora o desconhecimento da lei não aproveite ao infrator, solicitamos, desde já, que procedam à desativação do serviço e que, no prazo máximo de 5 dias úteis, entrem em contato com o Sr. TCor Francisco Palma Gomes do Instituto Geográfico do Exército para que seja possível decidir qual a linha de atuação a seguir, sob pena de não o fazendo ser apresentada queixa-crime contra V/ Exªs.

Com os melhores cumprimentos

A Assessora Jurídica do IGeoE

(Emília Faria)

Defendemos que, à semelhança do que se passa em Espanha e em diversos países europeus, os dados SIG recolhidos, criados e mantidos por organismos oficiais devem ser de livre acesso desde que o seu uso não envolva interesses comerciais de qualquer tipo. Tal não se passa, por enquanto, em Portugal.
Como tal, a equipa TopoLusitania resolveu eliminar os links para o trabalho de Iogrea das suas páginas.

A equipa TopoLusitania 




Número total de visualizações de página