Este blog tem por objectivo ajudar a criar um mapa topográfico de Portugal para os GPS da marca Garmin. * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *Para as versões definitivas, vá a [http://sites.google.com/site/topolusitania/] * * * * * * * * * * * * * * * *Contacto:* [topolusitania"alojado no"yah00_ponto_com] *Como ajudar:* [http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/topolusitania---como-ajudar]

terça-feira, 12 de outubro de 2010

TopoLusitania v0.88 Upgrade

Esta versão do TopoLusitania é uma versão upgrade. São necessários os ficheiros da V0.88 anteriormente distribuídos para que a versão upgrade do TopoLusitania funcione.



Acompanhando este texto, no ficheiro rar estão apenas os ficheiros img e TDB (35100002.img, 35100017.img e TopoLusitania v0.88.tdb), para corrigir os erros detectados nos dois mapas (Oceano Atlântico em frente a Viana do Castelo e falta de algumas barragens algarvias).



Para instalar esta versão, apenas necessita de substituir os ficheiros antigos por estes.

Na janela de selecção de mapas do Mapsource deverá aparecer o novo nome desta versão.

Se o Mapsource der erro, desinstale o TopoLusitania v0.88 Upgrade com o Mapsetoolkit e volte a instalar oa anterior versão. Informe-nos do problema

O link não funcionou durante algum tempo, ei-lo novamente:

http://rapidshare.com/files/424839827/TopoLusitania_v088Update.rar

5 comentários:

Anónimo disse...

Esta cartografia, prometia.... mas ficou por isso "promessas", actualmente é um amontoado de informação , parece que quanto mais melhor... o que começa a prejudicar a sua usabilidade.

Desabafo, que se espera sirva de reflexão e seja encarado de forma positiva.

Anónimo disse...

Olá

O desabafo é legitimo, mas incompleto.
Também nós temos duvidas sobre o que incluir ou não. Por isso gostaríamos de discutir o assunto e colocamos avisos sobre os novos elementos acrescentados.
Deve incluir os postes de alta tensão ? Deve incluir as antas ? Deve incluir os rios ? as casas ?
Os fortes das linhas de Torres ?
Os regatos intermitentes que existem apenas no inverno e quando das grandes chuvadas ?

O que é um mapa topográfico afinal ?


Segundo uma corrente mais ou menos dominante, um mapa topográfico deve reflectir tudo o que se encontra no terreno. Se ao longo do tempo houve elementos que se omitiam para permitir uma melhor legibilidade do mapa (e por não haver espaço fisico no papel) tal fica ultrapassado com as novas tecnologias das "camadas" nos diversos instrumentos SIG. No caso que nos diz respeito (mapas para os Garmin) com TYPs mais ou menos específicos para cada caso (retirando impacto visual aos elementos que consideramos supérfluos).

Está pois lançada a discussão. E para começar, gostávamos de conhecer do ilustre anónimo acima, a sua opinião sobre o que está a mais, e o que falta

A equipa TopoLusitania

PS: O nosso mail é facil de descobri.Está no titulo do blog, nos TXT que acompanham os ficheiros, etc etc.

CastorTrovador disse...

Boas tardes! Não concordo minimamente com o primeiro Anónimo! Um mapa topográfico deve conter uma representação gráfica o mais parecida com a realidade, com a vantagem de em formato digital podermos usar as camadas e TYP's, como a equipa TopoLusitania explica, para dar realce ao que importa a um determinado tipo de actividade. É esta a minha opinião e se queremos que o mapa seja rico e representativo da realidade é assim que deve ser, senão teríamos um mapa apenas com aquilo que interessa a uma determinada pessoa ou tipo de utilização, o que na minha opinião não faz sentido nenhuma.

Continuação de bom trabalho para a equipa TopoLusitania,
CastorTrovador

Tigre Audaz disse...

Concordo plenamente com o CastorTrovador.

Bom trabalho...

Kally disse...

E esta versão em gmapsup2.img vai estar disponível??

Continuem o bom trabalho!!!

Número total de visualizações de página