Este blog tem por objectivo ajudar a criar um mapa topográfico de Portugal para os GPS da marca Garmin. * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *Para as versões definitivas, vá a [http://sites.google.com/site/topolusitania/] * * * * * * * * * * * * * * * *Contacto:* [topolusitania"alojado no"yah00_ponto_com] *Como ajudar:* [http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/topolusitania---como-ajudar]

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como instalar o TopoLusitania em Android (Navitel)


De um comentário de ShadowLord num post nosso:
Para quem possa ter interesse em utilizar o TL em Android, fica uma ajuda em:
http://whitericeteam.blogspot.pt/2012/05/mapas-garmin-no-navitel-para-android.html
Embora ainda não tenha estudado o procedimento por completo, a base para ver o TopoLusitania com uma qualidade aceitável está ali.
Cumprimentos
Fim da citação.

A equipa TopoLusitania informa que poderá compilar para formato Navitel todos os "mosaicos" que compõem o TopoLusitania v0.95, evitando o processo img->mp->nm2

A operação de converter os img em formato Navitel através do GPSmapedit introduz pequenos erros de localização, quando o GPSmapedit "descompila" os img para mp.

Gostávamos era de ter uma idéia do numero de interessados. Para mostrar o vosso interesse, enviem um mail para o endereço topolusitania alojado no sapo ponto com ;-)

A equipa TopoLusitania


4 comentários:

Pedro Vasques disse...

Viva,

Excelente o trabalho do ShadowLord.

Realmente a batalha é bem árdua para visualizar mapas Topo em Android, a partilha de conhecimento é fundamental para esse sucesso. Já aqui tinha, num outro post, recorrido aos vossos conhecimentos para visualizar o Topo no Android, através de vocês cheguei ao Navitel, ao GPSmapedit e á conversão do formato img para nm2, e o resultado foi exactamente igual ao que o ShadowLord descreve. Segui a vossa dica e através do www.htcmania.com consegui instalar o TopoHispania e juntamente com um Skin adaptado para o TopoHispania obter uma qualidade bem aceitável, com curvas de nível e indicação de altitude. O meu próximo passo é obter o mesmo sucesso com o TopoHispania. Mais uma vez estou a recorrer a vocês, a batalha continua :)

ShadowLord disse...

Boas Pedro.

Permite-me discordar e dizer que até acho bem fácil visualizar mapas topográficos em Android. E quando digo fácil, digo que há bastante software que te ajuda nessa questão. Por exemplo, quando faço caminhadas, tenho geralmente as cartas militares, imagens aéreas e o mapa OpenCycleMap, tudo no mesmo software. Basta mudar de mapa ;)
A minha pesquisa deveu-se mais a curiosidade que a necessidade, no entanto, devido à qualidade do TopoLusitania, torna-se interessante ter este mapa sempre acessível. Devido à impossibilidade de o integrar com o software que uso geralmente, tive de utilizar a opção Navitel.

Sobre o processo, a conversão não é muito fiável, como referido deve introduzir erros de localização. Ocorre também um problema com os textos das curvas de nível, que na conversão mp>>nm2 perde um zero nas altitudes. Este não faço ideia de como resolver, só tentando uma conversão directa para nm2 (alguém da equipa TopoLusitania tem 5 minutos livres para a fazer??? ;) ).

O skin adaptado da TopoHispania não funciona em versões superiores a 5.0.4.0. Após esta versão foram introduzidos novos parâmetros de configuração, que não estavam definidos anteriormente, dando erro se tentar utilizar esse skin. No entanto, o que andei a fazer foi pegar nesse skin e retirar as definições individuais de cada elemento, aplicando num skin actual - o que era bom, se não existisse um erro algures que bloqueia o programa! São mais uns dias de debug ;) Pessoalmente, não gosto muito das cores utilizadas nesse skin, mas parecem ter um contraste bom para uso outdoor.

Cumprimentos

AgenteAlves disse...

Este assunto interessa-me muito... Ainda nao consegui sequer usar estes mapas em Android :(

Anónimo disse...

O TopoLusitania v0.95 já se encontra convertido para nm2.

Quem quiser recebê-lo, não tem mais que enviar um mail.
O nosso mail pode ser encontrado no cabeçalho do blog
A equipa TopoLusitania

Número total de visualizações de páginas