Este blog tem por objectivo ajudar a criar um mapa topográfico de Portugal para os GPS da marca Garmin. * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *Para as versões definitivas, vá a [http://sites.google.com/site/topolusitania/] * * * * * * * * * * * * * * * *Contacto:* [topolusitania"alojado no"yah00_ponto_com] *Como ajudar:* [http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/topolusitania---como-ajudar]

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Portugal - Cartas M888 em formato JNX para uso nos GPS Garmin

A página https://sites.google.com/site/topolusitania/portugal---mapas-em-formato-jnx foi alterada.
Foram removidos os links que apontavam para os ficheiros em formato JNX, criados por Iogrea, que continham as cartas M888.
A razão de tal procedimento está no mail, que transcrevemos:

Drª Emilia Faria
To Topolusitania; TCOR Francisco Gomes


Oct 8 at 11:51 AM

Exmºs Senhores,

Na qualidade de assessora jurídica do Instituto Geográfico do Exército (IGeoE), venho contactá-los porque os nossos serviços detetaram que os senhores são autores do site “topolusitania”, onde é disponibilizada Cartografia Militar (série M888 escala 1:25 000) produzida pelo Instituto Geográfico do Exército, organismo produtor dessa informação e detentor dos direitos de autor da mesma.

A informação cartográfica disponibilizada através desse meio, tem um valor comercial de 25.000,00€, sendo o prejuízo deste Instituto igual a este valor multiplicado pelo número de vezes que a mesma foi cedida a terceiros.

A informação geográfica produzida pelo Instituto Geográfico do Exército é protegida pelos Direitos de Autor. A sua cedência onerosa ou gratuita, a outras entidades, sem o devido licenciamento, é passível de responsabilidade civil e criminal.

Atento o fato de pressupormos que agiram sem ter conhecimento das implicações legais da Vossa atuação, embora o desconhecimento da lei não aproveite ao infrator, solicitamos, desde já, que procedam à desativação do serviço e que, no prazo máximo de 5 dias úteis, entrem em contato com o Sr. TCor Francisco Palma Gomes do Instituto Geográfico do Exército para que seja possível decidir qual a linha de atuação a seguir, sob pena de não o fazendo ser apresentada queixa-crime contra V/ Exªs.

Com os melhores cumprimentos

A Assessora Jurídica do IGeoE

(Emília Faria)

Defendemos que, à semelhança do que se passa em Espanha e em diversos países europeus, os dados SIG recolhidos, criados e mantidos por organismos oficiais devem ser de livre acesso desde que o seu uso não envolva interesses comerciais de qualquer tipo. Tal não se passa, por enquanto, em Portugal.
Como tal, a equipa TopoLusitania resolveu eliminar os links para o trabalho de Iogrea das suas páginas.

A equipa TopoLusitania 




5 comentários:

Anónimo disse...

O nosso país é uma vergonha em tantos aspectos e neste não seria de esperar outra coisa. A cartografia do IGEOE, que por sinal costuma estar bastante desactualizada custa 25.000€ Eu no caso deles teria vergonha de apresentar um texto daqueles, até porque somos nós que lhes pagamos para o serviço vergonhoso que apresentam, ainda por cima ao preço que pedem. Por isso ninguém as usa! É triste, muito triste ...

Anónimo disse...

Recebem o nosso dinheiro para atar as botas de manhã e destar as botas à noite.... e depois ainda querem andar a fazer negócio com um serviço que, para o bem público devia ser livre e fornecido sem qualquer custo!!!

Luis Miguel Chainho disse...

Grande parte do trabalho aqui apresentado vem da colaboração de utilizadores.
Como já foi dito, por norma as cartas militares estão bastante desactualizadas.
Será que a ciclonatur paga alguma coisa??

Anónimo disse...

Boas
Não se deixem intimidar afinal esses mapas não prestam para nada ainda bem que temos google earth está muito mais actualizado e dá para fazer rotas

cou

setupsolutions disse...

Thanks for this article.
Setup solution - Nuvi gps

Número total de visualizações de páginas